A tecnologia na educação
Atualmente, a tecnologia faz parte da vida de todos. Pessoas do mundo inteiro comunicam-se através de aparelhos tecnológicos, diminuindo distâncias, tornando o mundo pequeno e permitindo que o mundo todo se sensibilize com acontecimentos distantes e a educação precisa acompanhar essa realidade, reciclar.
A proposta central de uma escola é preparar o ser humano para a vida. Pensando nisso a mesma precisa estar preparada para trabalhar com as diversas áreas do conhecimento, principalmente a tecnologia, pois a mesma tornou-se mediadora do conhecimento coletivo.
É claro que quando se fala em aparelhos eletrônicos, e-mails, blogs, ainda encontra-se muita resistência por parte dos educadores, entretanto, isso não deve ser encarado como impossibilidade, mas como um desafio a ser vencido.
Aulas de informática, cursos gratuitos, formação continuada, tudo isso é necessário para a melhora do fazer pedagógico voltado para a tecnologia. Dúvidas são sanadas, desafios são lançados, o pensar torna-se estimulado e conseqüentemente a aprendizagem será efetiva.
Por entender a importância da adaptação escolar no uso da tecnologia, a Escola Maria Villany, desenvolve com seus educadores um curso de formação na área da tecnologia, possibilitando a aproximação entre os mesmos e as famílias dos educandos, uma abordagem pedagógica mais dinâmica e diferenciada, um aprender mais prazeroso.
Nesse mundo, que tem se tornado cada vez menor, os meios tecnológicos ganham força diariamente e, uma escola que tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral do ser humano, deve fazer uso da tecnologia em seu dia a dia para que os educandos possam estar preparados para exercerem uma cidadania crítica.
Texto elaborado pelas Professoras Andréia; Débora e Rosileide do 1º Ciclo e Professora Suzi da Educação Infantil.